Roteiro
Travessia dos Andes - Expedição a Cavalo Além das Fronteiras
1º dia: Chegada Bariloche
Chegada ao aeroporto internacional de Bariloche, onde um transfer privado aguardará o grupo para levá-lo ao hotel no centro da cidade. Dependendo do horário de chegada, haverá tempo para visitar a cidade e fazer alguma compra de última hora para a cavalgada. Ao final do dia, o guia se encontrará com o grupo no hotel para o resumo e instruções para os próximos dias.
-Jantar em tradicional restaurante de carnes
- Hotel
2º dia: Bariloche/Estância La Costa
Horas a cavalo – 4 a 5 horas
Traslado de carro até a zona de Ñirihuau Arriba, localizado a 30 quilômetros de Bariloche, onde se encontram vários estabelecimentos familiares. A população se dedica principalmente a criação de ovelhas, vacas e cavalos, mas também ao reflorestamento.
Verificação dos cavalos e equipamentos. Uma breve conversa sobre segurança e detalhes da cavalgada.
No início será percorrido a colina “Las Buitreras”, ponto panorámico por excelencia e o arroio “La Mina”, onde se encontra um antigo poço de petróleo. Depois do almoço nas margens do rio Pichileufu, continuamos em direção a casa de campo da Estância La Costa.
- Café da manhã
- Almoço (piquinique)
- Jantar
- Casa de Campo
3º dia: Mirador de La Costa
Horas a Cavalo – 4 a 5 horas
Depois de um delicioso café da manhã nós cruzamos os prados da Estancia La Costa. A paisagem é ampla e de grande extensão. À medida que avançamos para as bordas das colinas do fundo do La Costa vai mudando a flora, deixando para trás os prados verdes e úmidos. Depois de 2-3 horas chegamos a um ponto panorâmico que nos permite uma vista extraordinária sobre as montanhas e estepes da patagônia. Um lugar onde a pessoa se sente no topo do mundo. Dependendo das condições climáticas, nós comeremos o nosso almoço neste lugar incrível ou ligeiramente mais abaixo na floresta nativa que nos protegerá do vento. Na parte da tarde voltamos para a nossa casa de campo.
- Café da manhã
- Almoço (piquinique)
- Jantar
- Casa de Campo
4º dia: Pelos vales de La Costa
Horas a cavalo – 4 a 5 horas
Cavalgaremos através de vales e pelas veranadas onde encontraremos rebanhos de bovinos.
A estância que está acima de 1100 metros e cujos picos atingem 1.500 metros , é o lugar ideal no verão para o gado porque durante a primavera e o outono o pasto é abundante para a cria, mas na época do inverno toda a paisagem de se cobre de neve e fica intransitável para os animais.
Muita chance de observar condores, águias e veados.
- Café da manhã
– Almoço (piquenique)
- Jantar
- Casa de Campo
5º dia: La Costa/Pichileufú/Lago Puelo
Iremos cavalgar por meio dia, e depois disso encontraremos o nosso transfer privado (2hs) as margens do rio Pichileufú que nos levará ao lago Puelo onde passaremos a noite.
- Café da manhã
- Almoço (piquenique)
- Jantar
- Hotel no Lago Puelo
6º dia: Lago Puelo/Cruzamento de Fronteira Internacional – Argentina/Chile – Ilha Bandúrrias.
Navegaremos por dois lagos e entre eles as corredeiras entre Argentina e Chile. Após os procedimentos de migração, um guia local nos ajudará com as bagagens, e após uma curta caminhada; nós tomaremos um barco que nos levará a ilha Bandúrrias localizada no Lago Rocas. O cenário formado pelas águas cristalinas do Lago Rocas e a floresta temperada é de tirar o fôlego. Aqui você percebe nitidamente o contraste entre a paisagem da cordilheira andina argentina de estepes áridas e a verdejante e úmida imagem da cordilheira andina chilena.
-Café da manhã
- Almoço (piquenique)
- Jantar
- Ilha Bandúrrias
Total de navegação – 2hs30 minutos.
7º dia: Ilha Bandúrrias/Ventisqueros
Horas a cavalo – 6 a 7 horas
Depois de um excelente café da manhã na Ilha Bandúrrias, cruzaremos o lago, e voltamos aos cavalos depois desse intervalo sem eles. Cruzaremos uma ponte suspensa sobre o rio Ventisqueros e nos dirigimos pelo lado oeste de suas margens. A paisagem é verdejante e remota. A cavalgada segue pelo vale do Rio Ventisqueros onde faremos uma parada para almoço e descanso. A tarde, continuaremos pelo vale até encontrarmos a casa de nossos anfitriões.
- Café da manhã
- Almoço (piquenique)
- Jantar
- Casa de Fazenda local.
8º dia: Ventisqueros/Rio Puelo
Horas a cavalo – 6 a 7 horas
Depois de um café da manhã caseiro na casa de fazenda, voltamos aos cavalos! Nessa manhã as trilhas nos levaram através de florestas antigas, amplos pampas e a oportunidade única de cruzar o Rio Ventisqueros várias vezes. Nosso almoço (piquenique) será nas margens do rio. À tarde, durante a cavalgada, passaremos por pequenas propriedades onde veremos os fazendeiros trabalhando a terra e lidando com os animais. É uma região de agricultura familiar. É incrível como são férteis as terras desses vales e montanhas! No final do dia cruzaremos o rio exatamente como os locais fazem: em pequenos barcos a motor com os cavalos nadando atrás. Mais uma vez seremos hóspedes de pequeno fazendeiro local.
- Café da manhã
- Almoço (piquenique)
- Jantar
- Casa da fazenda local.
9º dia: Llanada Grande/Puerto Varas
Horas a cavalo – 1 a 3 horas
Após café da manhã caseiro, voltamos aos cavalos para as nossas últimas horas com eles. Cavalgaremos através da floresta e ao longo do Rio Puelo até a periferia de Llanada Grande. Um micro ônibus estará esperando por nós. Em uma hora de viagem, estaremos nas margens do Lago Tagua-Tagua onde o cruzaremos com a ajuda do ferryboat. Faremos um piquenique como almoço e seguiremos para Puerto Varas. A estrada segue ao lado do Fiorde de Reloncavi. Você presenciará quando a foz do rio fluindo ao encontro do mar. Em nossa rota para Puerto Varas, contemplaremos as sensacionais cores da natureza virgem do Parque Nacional Vicente Perez Rosales, as margens do Lago Llanquihue e os vulcões Osorno e Calbuco. Tudo isso entorno da linda cidade de Puerto Varas! Transfer para Puerto Varas – 4 horas.
10º dia: Puerto Varas/Aeroporto
Após o café da manhã, um transfer privado nos levará para o aeroporto de Puerto Montt.