Roteiro
Cavalgada de Ibitipoca
1º dia – recepção na pousada da Fazenda do Engenho dentro da Reserva do Ibitipoca (mais de 3.000 hectares com 90% de área preservada) A antiga sede da fazenda (uma das mais antigas da região) foi reformada e restaurada para receber com muito conforto. Em sua decoração o luxo esta na simplicidade de cada detalhe, valorizando o artesanato e a cultura local. Já nas primeira refeição vamos poder perceber o que nos espera para os próximos dias: a boa hospitalidade e a famosa “cozinha” mineira.
Após estarmos instalados, vamos para as baias conhecer nossos cavalos e um passeio de familiarização.
2º dia- Circuito Pedra do Gavião
Após o café da manhã vamos para as baias de onde saímos cruzando a Mata da Casa Nova, passando pelas areias da lua cheia, até chegarmos na cachoeira e gruta do andorinhão aonde paramos para visitá-la, depois seguimos até o lago do Fernandinho, subimos até o muro de pedra das Licuranas, passando pela ponte de pedra. Voltamos pelo Caminho das Almas e Pedra do Lobo, cruzamos as areias da Casa Nova até Caminho da Sofia e seguimos até as Casas de Montanha aonde vamos almoçar.
A tarde, depois de uma sesta no deck/redário, seguimos para o mirante da Pedra do Gavião, passamos pelo gramado da pista de pouso, começamos a subir passando pelas limeiras (na safra, vamos poder provar uma). Continuamos subindo o Caminho das Paineiras, seguindo até o mirante do Garnet, passamos pela Gruta do Sol Nascente e cruzando o Jardim das Bromélias até a Árvore dos Sete Cavaleiros. Continuamos nossa subida e chegando no topo, deixamos nossos cavalos na base e subimos para apreciar a vista de 360°.
Depois começamos a descer pela laje do Paredão, sempre com a vista para o vale do Engenho, a Serra Negra e o Pico do Pão de Angu. No final da tarde, chegamos de volta na baia.
3º dia- Circuito das Águas
Saindo das baias, seguimos margeando e cruzando o Rio do Salto até o lago do Viradouro, subindo até a pista de pouso e chegamos nas Piscinas (divisa com o Parque estadual de Ibitipoca, local de encontro das águas que vem do parque com as águas do Garnet). Continuamos passando pelo caminho dos Afonsos até a cachoeira da Laje, seguindo até a Cachoeira do Gritador ( quando cheia, escuta-se de longe seu som), passamos pelo Lago Negro e chegamos na cachoeira do Engenho, onde vamos nadar e almoçar.
4º dia - viagem até o Areião
Após o café da manhã, seguimos em direção ao Areião. Depois de cruzar a Mata do Palmitinho, passamos na ponte de pedra e subimos pela Laje até o Caminho do Pamonão, avistando o Arraial do Mogol a nossa frente, margeando e cruzando a Mata do Jacutinga. Seguindo pela Serrinha do Mogol na encosta do paredão do Parque Estadual de Ibitipoca até a Grota Funda, aonde entramos na Mata do Patuá, já no Município de Bias Fortes, descendo por área de mata primária, chegamos na Casa do Patuá ( vamos parar para um café). Seguimos até a fazenda Boa Vista ( século 19) aonde o almoço e o redário nos espera. A tarde continuamos nossa cavalgada passando por pequenos sítios até o Pouso do Areião, nosso destino do dia. Final do dia para aproveitar a vista do lugar.
5º dia
Saimos cedo para café da manhã e nascer do sol na encosta da serra com uma panorâmica da região. Depois vamos continuar nossa subida por escarpa de pedra até o topo da montanha passando por pequena mata de bromélias e floresta de candeias. Já do outro lado a topografia e vegetação mudam bastante com campos rupestres (vegetação campestre associada a afloramentos rochosos que ocorre no cume de serras). Descemos até a cachoeira das Sete Quedas aonde vamos parar para tomar um banho na piscina natural e depois seguimos para a Mata do Luna aonde vamos tentar ver os macacos Muriqui (mono carvoeiro). Continuamos contornando o Parque até chegar no Areião para o almoço. A tarde retornamos para o Engenho, passando por áreas de mata e cruzando riachos.
Passeios - além dos vizinhos Parque Estadual de Ibiitipoca e arraial de Ibitipoca , São João Del Rei e Tiradentes a uma hora de distância são cidades que representam o que de melhor em historia, cultura e gastronomia das Minas Gerais.