Localização / Clima
Cavalgada Pantaneira
A fazenda está localizada em uma área privilegiada do Pantanal, às margens do rio Negro em uma região denominada Pantanal do Rio Negro no município de Aquidauana, estado de Mato Grosso do Sul.
O Pantanal do Rio Negro é considerado o melhor do Pantanal.
Na estação das águas, o rio cobre as estradas arenosas do Pantanal fazendo do céu a única opção de chegar na fazenda.
Nos meses de seca, a fazenda tem acesso por veículo 4x4, , nos demais meses, somente de avião, direto de Campo Grande ou de Aquidauana.
Os vôos fretados proporcionam uma visão panorâmica do Pantanal, são a opção de transporte mais rápida de chegar e viável durante o ano todo.
Clima
O clima tropical da região, tem média anual de 27°C e se caracteriza por dois períodos opostos: entre outubro e abril é marcado pelas cheias e temperaturas altas. Já de meados de julho ao final de setembro, representam um período de seca, com ocorrência de geadas, e temperatura mais amena de, aproximadamente, 15°C.
Na cheia, com a chegada das águas que cobrem os campos, peixes e crustáceos saem das baías e dos leitos dos rios e alcançam as planícies em busca de alimento e locais para reprodução representando farta fonte de alimento, atraindo grande número de aves aquáticas. São estas aves que enchem o Pantanal de sons e movimentos nesta época do ano. Mamíferos aquáticos também têm nesta estação a oportunidade de ampliarem seus domínios em busca de alimento e de um parceiro para acasalamento enquanto os mamíferos terrestres migram para terras altas.
Quando as chuvas terminam, no período da seca, as águas baixam e depositam nutrientes no solo, enriquecendo-o e oferecendo alimento para os animais da região possibilitando aos turistas durante a Expedição Pantanal encontrar animais de rara beleza, que saem de suas tocas e ninhos em busca de alimento, e esta também é a época para ver a piúva florida (ipê roxo), árvore símbolo do Pantanal. Nesta época, rapidamente, a vegetação dos campos torna-se cada vez mais exuberante; espécies que estavam enterradas no solo esperando a chegada das águas lançam seus caules, folhas e flores para a superfície. O campo alagado acaba por se transformar em um vasto jardim. As matas são densas e ricas em folhagens e tornam-se abrigo para mamíferos e aves.
Se a cheia torna o Pantanal um domínio de aves, a seca é a estação dos mamíferos, quando a visualização destes animais torna-se mais fácil devido ao fato de a vegetação perder a folhagem.
Entre as mudanças de estações, é comum designar que o Pantanal esteja enchendo ou secando. Na literatura, é possível verificar que as estações são bem definidas, sendo que a estação da seca é descrita de junho a novembro e consequentemente, os meses de dezembro a maio são atribuídos à estação das águas. Contudo, as variações climáticas globais logicamente também afetam os ciclos do Pantanal e há atualmente uma modificação da duração ou intensidade das estações.