Cavalgada
Cavalgada Serra da Canastra - Nascente do rio São Francisco
“Enquanto tive diante dos meus olhos a Serra da Canastra, desfrutei de um panorama maravilhoso. À direita descortinava uma vasta extensão de campinas e à esquerda tinha a serra, do alto da qual jorravam quatro cascatas.”
Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) em “Viagem às nascentes do rio São Francisco”
A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e possui deslumbrantes paisagens. O Parque Nacional da Serra da Canastra foi criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco. Com relevo acidentado e uma vegetação rasteira, a região é o berço de muitos rios que ajudam a formar as bacias do São Francisco e do Paraná. São rios cheios de corredeiras e cachoeiras com mais de 100 metros, com destaque para a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”.
Cavalgar na Serra da Canastra é uma viagem com grandes vistas panorâmicas. Durante a cavalgada a paisagem se alterna entre campos rupestres cheios de flores, cerrado típico, matas de galerias com vegetação atlântica, muitas cachoeiras e travessias do rio São Francisco.
A vida rural mantém as velhas tradições da cultura da região, como a arquitetura do século 19, os muros de pedra sem cimento, o queijo canastra e o carro de boi.
Muita beleza e vidinha de roça, isso é a região da Canastra!